A FÉ E A LUTA ANTIRRACISTA
DIAS: 08/10, 09/10, 17/10, 18/10.
|Evento Online
A CRENÇA NOS DIREITOS DA POPULAÇÃO NEGRA, INDÍGENA, SEMITA E DEMAIS FILHAS (OS) DA LUTA.


Horário e local
DIAS: 08/10, 09/10, 17/10, 18/10.
Evento Online
Convidados
Sobre o evento
Nos últimos dias, testemunhamos (mais uma vez) a produção e reprodução de discursos preconceituosos e racistas que centralizavam as práticas, filosofias e crenças religiosas e espirituais, como se todas fossem uma só. Pejorativizando a religiosidade como se fosse uma doença.
Discursos que fortalecem o pensamento de que toda crença, deriva de uma horda fundamentalista herdada de práticas eurocêntricas. Como se toda fé fosse resultado da mesma corrente que aprisiona a criatura humana.
Considerando e temendo os frutos desses tipos de discursos, que aniquilam a identidade social e cultural de diversas pluralidades culturais, ancestrais e territoriais, pensamos no que poderia ser feito.
Após diversas reflexões, ponderando quais posicionamentos poderiam ser tomados, chegamos à conclusão de que nossa via efetiva de combate à intolerância, ao fundamentalismo pútrido, ao conservadorismo radical, ao racismo religioso e à centralização hegemônica do reconhecimento do que é religiosidade, DEVERÁ SER O DIÁLOGO.
Considerando o artigo 5º da Constituição Federal;
Considerando os princípios do Código de Ética da Psicóloga;
Considerando a resolução 018/2002 do CFP;
Considerando o que é previsto no Estatuto do DA PSICOLOGIA que direciona nossa finalidade e objeto social às vias da mobilização acadêmica, política e cultural;
Anunciamos a realização do evento "Fé Antirracista." que contará com a presença (virtual) de pessoas de diversas vertentes de fé. Além de contar com a presença de pessoas de fés plurais, as (os) convidadas (os) são pessoas negras, pardas, indígenas e semitas, e irão mencionar sobre o sentimento de pertencimento dentro da própria fé considerando as relações étnico raciais e também irão expor as relações da própria crença com a pauta antirracista em si.
Estaremos trazendo mais informações sobre o evento nas próximas semanas.
Crença não é só fundamentalismo. Crença também é resistência. E é com a resistência que caminhamos.
Seguimos pela fé na dignidade humana. Seja a fé na ciência, na espiritualidade, no direito, na justiça, nos movimentos sociais e na política ou na religião.
E os fundamentalistas que lutem pra barrar nossas potências.