top of page

Dia Internacional dos Povos Indígenas

Hoje, dia 9 de Agosto, comemora-se o



Essa data foi escolhida em consequência da participação ativa desses povos na luta pela própria sobrevivência enquanto estes sofriam/sofrem duros ataques da nossa sociedade. Ataques esses que são reflexo de um sistema racista e colonial que insiste em caracterizar esses povos como não civilizados, dignos de menos respeito e direitos.


A ONU criou essa data comemorativa em homenagem ao dia em que um indígena, pela primeira vez, pode estar na sede da ONU para reivindicar seus direitos, em 1995. O intuito dessa homenagem é o de garantir condições de existência para esses povos, principalmente no que concerne aos direitos de autodeterminação do modo de vida e também de sua cultura.


Nesse dia é importante que nos lembremos sobre a importância desses povos, aqueles que são originários em nossas terras, e atualmente, são ameaçados a duras penas. Desde 1500, o genocídio indígena cresce no Brasil. Segundo a Comissão Nacional da Verdade, durante o período da ditadura militar morreram cerca de 8350 indígenas. Atualmente, eles ainda vivem em constante luta para garantir direitos básicos e são constantemente ameaçados e mortos por todo esse desgoverno.


É importante nos lembrarmos que a cada dia mais esses povos perdem suas terras para a exploração, temem por suas próprias vidas e sofrem represálias de forma brutal. E por isso, é muito importante desenvolvermos um olhar crítico sobre nossas atitudes, atos e falas, para que possamos ter consciência que, por muitas vezes, repetimos os discursos preconceituosos e colonialistas, e dessa forma, acabamos desvalorizando a cultura indígena. Precisamos estar atentos, quando nos referimos aos povos originários como se fossem objetos e elegemos políticos que são contra a demarcação de terras e concessão de direitos mínimos aos povos indígenas.


E por isso, hoje, te convidamos a refletir sobre o que todes temos feito para auxiliar na luta desse povo. O que temos feito pra que essas vozes sejam ecoadas?


E que essa reflexão não seja apenas hoje, que no nosso dia a dia possamos sempre estar atentos quanto a isso para que assim transformemos nossas ações.

 
 
 

Comments


bottom of page