Dois meses e meio sem Gestão?
- SubjetiVamos DA Psicologia
- 19 de mar. de 2021
- 2 min de leitura

O ano de 2020 foi um ano extremamente conturbado. Não estávamos prontas para a pandemia e não estávamos prontas para atuar virtualmente. Mas nós tentamos. Não só tentamos, como também fizemos.
Fizemos o melhor que dávamos conta, articulando e promovendo eventos, grupos de estudos, até mesmo manifestações políticas, posicionamentos coletivos, reuniões com entidades e políticas de permanência estudantil (seja por pagar o acolhimento psicológico de estudantes, seja por pagar a manutenção de computadores de estudantes, ou por levar demandas estudantis ao NAI da PUC Minas, ou apresentar constantes demandas e necessidades a outros órgãos da Universidade).
Não foi fácil. E por não ser fácil, nossa gestão foi passando por diversas dificuldades. Passamos por momentos extremamente conflituosos, por diversas angústias pessoais e coletivas, e infelizmente tivemos uma ruptura em nossa gestão pelo excesso de conflitos internos. Depois de várias discussões, desgastes, conflitos pessoais, dificuldades individuais e impossibilidades de conciliação em nossas agendas acadêmicas, o Diretório Acadêmico seguiu com apenas 1/4 do número de integrantes que tínhamos no ano passado.
Isso porque nós, esse 1/4 do número de integrantes, também tínhamos saído mas voltamos para responder pelo Diretório enquanto entidade jurídica, caso contrário ele fecharia por ausência de responsáveis legais na Receita Federal. E não podíamos deixar isso acontecer, pois regularizar o D.A perante a Receita Federal foi uma luta muito exaustiva e extensa. Ou seja, 1/4 da antiga gestão, no caso quatro pessoas, estavam lidando com burocracias jurídicas e institucionais. E nós não conseguimos conciliar todas as demandas jurídicas do diretório com as demandas vindas das(os) estudantes.
Nesse ano, nosso Diretório Acadêmico completa 58 anos de existência. Fundado em 1963, esse Diretório já passou por diversas dificuldades. A primeira dificuldade foi seu fechamento em 1964. Desde o fechamento em 64, o corpo estudantil trabalhou e atuou para a reabertura do D.A. Desde seu primeiro ano de fundação, essa entidade passa por momentos e contextos de vulnerabilidades institucionais. Infelizmente esse contexto bateu em nossa porta mais uma vez, com a ameaça de que nossa porta seria fechada por falta de suporte. E depois de tanto esforço para regularização e atividade desse Diretório, decidimos nos abrir e pedir ajuda. Sozinhas nós não iriamos conseguir.
Para que esse D.A pudesse continuar funcionando, convocamos uma Comissão Emergencial para Sobrevivência do Diretório, lá no dia 13 de fevereiro de 2021. Na presencialidade e na virtualidade nós pudemos contar com esse D.A em diversas ocasiões. Acreditamos que havia chegado a hora desse D.A contar com o apoio do corpo estudantil de nosso curso para que pudesse completar seus 58 anos de história e viver ainda mais.
E acreditamos corretamente. Deu certo. Depois de 2 meses e meio sem nenhuma atividade, o Diretório voltou a atuar. Mas isso é uma historia que vamos contar em outro post.
No mais, a presença de todas e todos que atuaram conosco no ano passado foi extremamente importante. Cada pessoa trabalhou do jeito que dava conta, e isso é lindo. A sobrevivência desse Diretório também carrega marca do esforço delas, afinal, estamos tentando chegar aos 58 anos de entidade mas foram essas pessoas quem ajudaram o Diretório a alcançar os 57 aninhos.
Comments