INDICAÇÕES DO LOBINHO!
- SubjetiVamos DA Psicologia
- 8 de set. de 2020
- 2 min de leitura
E aí, lobinhes!
Hoje viemos com algumas indicações muito especiais!
Já pensou em quantos filmes, séries livros e artistas você consome constantemente? E quantos deles são produzidos, protagonizados ou são negres? A reflexão é extremamente válida, já que a hegemonia branca infelizmente também predomina na produção e consumo de entretenimento.
As indicações de hoje, portanto, estão direcionadas a produções que enfocam o protagonismo negro, dando a oportunidade de desfazermos, aos poucos, essa mistificação racial.
Escritora/Livros:
Chimamanda Ngozi Adichie, escritora nigeriana, está inserida nos debates acerca do feminismo e de outras questões sociais. Estudou Comunicação e Ciência Política nos Estados Unidos, e possui mestrado em arte africana. Ficou conhecida realizando palestras e publicando manifestos em livros de não ficção. Seus livros abordam temáticas étnico-raciais, políticas e culturais, explorando também a cultura de seu país de origem, a Nigéria. “Sejamos Todos Feministas” e “Para Educar Crianças Feministas” são as duas indicações trazidas e que são manifestos da escritora sobre a questão de gênero.
Minissérie: A vida e história de C. J. Adams.
A minissérie da Netflix, que contém 4 episódios, foi lançada no Dia Internacional Contra a Discriminação Racial. Sarah Bleedlove, ou Madame C.J Adams, encontra oportunidades de lutar contra o racismo, restaurando e ressignificando a beleza capilar negra, que até então havia sido deixada de lado pela indústria de cosméticos, ascendendo, com muita persistência, buscando superar os diversos obstáculos da época, enquanto mulher negra, dentro de uma sociedade racista, machista e limitadora.
Artista: Marina Otaviano
Marina Otaviano, de 21 anos, é apaixonada por ilustração e desenho e baseia seu trabalho, principalmente, na estética e religiosidade afro. Ela acredita no poder que essas ferramentas possuem para ressignificar símbolos e narrativas de forma positiva, além de trazer, juntamente, um pouco de sua história pessoal! Também desenvolve um projeto de podcast, chamado Papo de Ori, que promove um espaço de trocas de saberes de todas as áreas de conhecimento.
Instagram: @ninaotaviano e @ninai_ilustra





Comments