INDICAÇÕES DO LOBINHO
- SubjetiVamos DA Psicologia
- 17 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Oi lobinhes, como vocês estão?
Vamos começar nossas indicações de hoje pela Mariana! A Mari é uma jovem de 28 anos, de Florianópolis, muito inteligente, engajada em várias causas sociais e importante pilar na luta da pessoas com diversidade funcional. Com ela podemos aprender muito sobre capacitismo e sobre pessoas com deficiência, além de temas como aceitação dos corpos, normalização dos sexualidades e ainda pelo direitos das mulheres.
Outra indicação que trazemos hoje é o projeto GRITA que é uma iniciativa de um grupos de mulheres de belo horizonte que decidiram criar a pagina afim de fortalecer a luta por direitos e reconhecimentos de pautas femininas, todo o conteúdo que elas veem trazendo é de extrema importância para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Falando um pouco dos livros, o livro “quem tem medo do feminismo negro?” começa a partir da história pessoal da Djamila que mostra de forma clara e sem floreios como o racismo é cruel no Brasil. Entre os temas discutidos está o ataque as celebridades negras, a intolerância religiosa de matriz africana e a política de cotas raciais. A maioria dos textos do livro foram retirados de uma seleção de textos publicados pela autora na sua coluna do Carta Capital.
Já Caliba e a Bruxa, da filósofa marxista e ativista feminista Silvia Federeci, revela como o processo da Caça às Bruxas foi parte de um longo esforço histórico para consolidar a exploração da força de trabalho e do corpo feminino. Federeci demonstra como a categoria da bruxa foi construída socialmente para minar o controle das mulheres sob suas vidas e seu corpos, destruir a solidariedade existente entre os camponeses e as posições ativas de revolta e conhecimento ocupadas pelas mulheres na época, e consolidar um capitalismo incipiente pela transformação da mulher na dona de casa da família patriarcal burguesa. A filósofa tem mais obras que tratam da exploração do trabalho e da sua relação com a mulher, como O Ponto Zero da Revolução e Mulheres e a Caça às Bruxas.





Comments