MATERNIDADE NA UNIVERSIDADE
- SubjetiVamos DA Psicologia
- 17 de set. de 2020
- 1 min de leitura
Ei, lobinhes!
No post sobre Psicologia e Inclusão de hoje, viemos trazer uma temática importantíssima: a maternidade!
Você já parou para refletir acerca do que é maternidade e das pessoas que exercem essa atividade? Majoritariamente, por conta de um contexto histórico e cultural, essas funções sempre foram delegadas à mulher.
Sabemos que essas atividades, na maior parte das vezes, precisam ser conciliadas com muitas outras, e a ideia de multitarefas acaba também sendo atribuída a essa mulher. Uma dessas atividades, é a acadêmica.
Grande parte das discentes, principalmente quando não recebem apoio ou ajuda dos familiares, se sentem desmotivadas em continuar a estudar, pela falta de condições para conciliar o cuidado com os filhos, os estudos, e outras tarefas. E a falta de assistências de permanência oferecidas pela universidade podem contribuir para esse sentimento.
Há ainda a questão do sistema remoto e/ou de ensino à distância, que, ainda que envolvam inúmeros obstáculos, podem facilitar a rotina dessas pessoas. (Conforme dados mostrados no banner).
Tudo isso para falarmos que a maternidade é um processo complexo e contextualizado!
Você tem vivenciado a maternidade em contexto acadêmico? Como está sendo essa experiência? Conte para nós nos comentários!





Commentaires