São cinquenta e cinco mil e cinquenta e quatro vidas, famílias, histórias, pessoas.
- SubjetiVamos DA Psicologia
- 8 de jul. de 2020
- 2 min de leitura

Não podemos mais considerar tais mortes, apenas como consequências de uma doença causada por um vírus. É um considerável extermínio em massa, fruto de uma ideologia mercadológica que foi colocada acima de vidas. As lideranças da República, dos Estados e de Municípios, fracassaram em defender e proteger sua população. Negligenciaram a doença, negligenciaram a morte.
Enquanto isso, seguimos sem ministro da saúde há mais de 40 dias.
Enquanto nosso povo não pode contar com tais lideranças, cabe a nós, população civil, cumprir com a função cidadã e honrosa de não nos expormos desnecessariamente ao vírus, para que o mesmo não se alastre. Minas Gerais está com 92% dos leitos de UTI ocupados.
50 mil pessoas é superior à soma de todas(es/os) estudantes de graduação nos 10 campus da PUC + todas(os) professoras(es) da instituição. Se for difícil para você se colocar no lugar das famílias dessas 55.054 vítimas, imagine então que se tais perdas fossem na PUC, quase toda comunidade acadêmica estaria exterminada, inclusive as pessoas de sua sala e você.
Aos inconsequentes, covardes, insanos que posicionam seu desejo acima de vidas, e saem sem a mínima necessidade, nosso máximo repúdio.
Aos tiranos, genocidas, conjuradores da morte, líderes que preferiram o capital do que a vida, lhes desejamos o que permitiram que ocorresse com nosso povo. Que a história seja implacável com tudo que vocês são e representam.
Às nossas(es/os) colegas que já se contaminaram, ou cujo parentes ou amizades se contaminaram, mas já se curaram graças aos esforços de profissionais que estão expondo a própria vida em nome do próprio povo, nossa máxima solidariedade. Estamos felizes por vocês terem sobrevivido. Gratidão por terem aguentado. Se cuidem e não saiam de casa. Ainda não há real imunidade pós contaminação.
Às famílias que passaram pelo enlutamento, nosso amor e empatia.
Aos 55.054 mortos, nosso máximo respeito e toda nossa fé, de que poderão descansar sabendo que vossas vidas e nomes serão marcados eternamente nas histórias de quem aqui fica, e lhes carrega na alma e no coração.
Não é só uma gripezinha.
Comentarios